segunda-feira, agosto 18, 2008

A Vila do Torrão em Contexto Islâmico

Proposta de delimitação do Termo de Alcácer segundo a documentação de D. Sancho I, emitida em 1186 a favor da Ordem de Santiago

Para quem se interessar pela presença islâmica, tem ao seu dispor uma breve nota sobre a vila do Torrão nesta Fase, no seguinte endereço:


http://alcacer-islamica.blogspot.com/search/label/Torr%C3%A3o%20isl%C3%A2mico

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá.

Com base neste texto, gostaria de saber se em 1217, além de alcácer, Santiago do Cacém também foi definitivamente conquistada. Caso contrário, será que lhe aconteceu o mesmo que ao Torrão?

Agradecia resposta.

ARC disse...

Sobre esta questão, pode consultar o nosso trabalho sobre História do Torrão, disponível no site do municipio de Alcácer: http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Actualidade/Publicacoes/Paginas/EstudosdoGabinetedeArqueologia.aspx
Em relação a 1217, os textos só falam da conquista de alcácer. Depois, só em 1234 é que se fala da conquista do castelo de Aljustrel. Santiago de Cacem e o Torrão eram castelos muçulmanos que faziam parte do sistema defensivo de Alcácer. Para o Torrão, já conseguimos encontrar indicios de presença islâmica. Em relação a Santiago do Cacem é só uma suposição. Seja como for a conquista destes castelos nunca terá acontecido em 1217, pelas seguintes razões:
1. Falta de recursos humanos.
2. Distancia de Alcácer, igual a 1 dia de viagem.
3. Necessidade de consolidar o poder cristão em Alcácer e recuperar o seu sistema defensivo.
A falta de relatos sobre as conquistas do Torrão e Santiago, só tem sentido se os referidos castelos foram abandonados ou se foi estabelecido um pacto entre os novos senhores cristão e os muçulmanos aí residentes. Tem mais sentido o pacto.O mais importante para Portugal era consulidar a linha de fronteira. Em tempo de paz, era efectuado comercio entre os beligerantes, como se a guerra fosse algo que nunca tivesse acontecido. As regras eram para serem cumpridas por ambas as partes.

Anónimo disse...

Agradeço a resposta.

Fiz esta pergunta porque nas Armas do Município de Santiago do Cacém aparece um cavaleiro cristão a matar e a espezinhar um mouro. O que me fez acreditar que a conquista tinha sido muito violenta, tal como a de Alcácer.