sábado, agosto 30, 2008

Orientações Sagradas das Musallas de Alcácer e do Torrão: Uma Leitura Geográfica.



Cada um de vós pode confirmar estes dados, utilizando o Google Earth.














2 comentários:

Anónimo disse...

Caro arqueólogo, na terceira foto que disponibiliza aqui, não sei se será erro seu ou então dos populares. Refere que a localização da Ermida de Sant' Ana fica situada no espaço onde actualmente está a ser construído o Edíficio Centro Naútico, mas há que refira, falo de populares, que a referida ermida situava-se numa actual serração, junto á estrada de Alcácer - Grândola. Talvez esta descrição não lhe permita localizar claramente o espaço. Falo de uma serração que existe actualmente na zona Superior ao Bairro do Forno da Cal e que pode ser avistada da cidade de Alcácer.
Esclareça-me esta questão.

ARC disse...

De facto ainda não analizei devidamente a questão. Alguns populares apontam a ermida no local do centro nautico, qu coincide provávelmente com o ponto de desenbarque da "Barca" que atrvessava o rio e servia o caminho para Grândola e Algarve. O que posso afirmar neste momento é que o Orago Santa Ana está sempre ligado a caminhos que saem ou entram nas povoações, caso de Silves, Santana da Serra (Ourique/Estrada do Algarve), ermida de Santana em Palmela que "guardava o caminho medieval para Setubal, etc, etc...
Em todo o caso, vou ficar atento à informação que me deu e quando poder desenvolvo o tema, que é importante para defenir o sistema viário de Alcácer.