terça-feira, junho 17, 2008

PIMEL 2008: Debate sobre a Primeira Conquista de Alcácer aos Muçulmanos











Para apoio ao debate do dia 21 de Junho, a partir das 17:00 e até às 20:00, referente ao Tema: - 850 anos da Conquista de Alcácer do Sal por D. Afonso Henriques, encontra-se disponível no site do Municipio de Alcácer do Sal um texto em PDF sobre esta temática.


Os comentários ao trabalho podem ser deixados neste Blog.




6 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns por este blog, visito-o desde à um ano atrás.

Gostaria de saber mais sobre o período islâmico de Alcácer anterior a 1160, sobretudo nos contextos do Califado de Córdova e das primeiras Taifas. Porque razão é que estudam quase exclusivamente o período Almóada, que durou apenas 26 anos?

Continuem com este interessante blog.

ARC disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Em relação ao Periodo islâmico em Alcácer, ainda falta um longo caminho a percorrer.
A opção pelo Periodo Almoada, tem a ver com a qualidade e quantidade da documentação disponível, porque permite fazer um diagnóstico muito complecto de uma medina Tardo-Islâmica de cultura islâmica, de matriz Oriental e Magrebina.
O meu objectivo é recuperar o quotidiano alcacerense, percorrendo o caminho no sentido contrário da lógica do discurso historiográfico, ou seja:
- Consulidar os dados desta cidade no periodo mais favorável para o efectuar. Depois, recuperar a informação ulterior, por séculos ou decadas, caminhando para trás.Este processo pode ser aplicado a qualquer época. A ideia básica é com base nos resultados obtidos, começarmos a entender os elementos e factores que levaram a esses resultados.
Neste momento já existem elementos para abordar os problemáticos séculos obscuros de Alcácer - Da Antiguidade Tardia até à chegada dos Banu Danis nos finais do século XI. O caminho a percorrer ainda é longo e cheio de becos sem saida...(História sempre foi vivida no singular e plural e o nosso trabalho é recupera-lá)

JdiMarq disse...

É com muito prazer que estou a retribuir o comentário que deixou no meu blog "Al cantara do Sado".
É óbvio que não tenho conhecimentos suficientes para fazer uma análise profunda ao que é dito na obra sobre Alcácer mas como deve compreender é, para mim, fundamental que haja sempre pessoas que dediquem a sua vida a fazer "cultura" e que outras a "patrocinem.
Para além disso foi o primeiro comentador no meu blog...
Mas deixemos os elogios... o que eu queria saber era onde é que podia comprar a obra "Alcácer do Sal..." já que a impressão não é a mesma coisa.
Obrigado pelo seu trabalho e espero que um dia nos cruzemos nas ruas de Alcácer...

ARC disse...

Caro Jdimarq

A ideia do Municipio é neste momento a impressão ficar a cargo do leitor. Cada leitor vai optar por encadernar o trabalho como achar mais adequado. Muitos investigadores estão a optar por manter os trabalhos em PDF por questão de arrumação e fácil consulta. A ideia que está na base desta colecção é ela ter um formato essencialmente digital, porque facilita a sua divulgação e ser mais fácil a sua concepção. Na prática estamos a seguir as novas tendências das revistas on-line das principais universidades e centros de investigação a nível mundial, nos moldes que a CE designa de E-Learning. Eu prefiro o suporte em papel. Em todo o caso é uma questão de habituação e neste momento é-me indiferente se estou a ler no computador e ao mesmo tempo estar a escrever, ou trabalhar nos moldes tradicionais. Pela parte do Gabinete da Arqueologia a nossa função é continuar a trabalhar e elaborar novos numeros temáticos para esta colecção. Outra vantagem do digital é não haver limites de paginas e ilustrações (que a impressão em livro comporta!). É como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens, mas o mais importante é podermos optar.

Anónimo disse...

Prof. António Rafael Carvalho:

Tenho uma dúvida em relação ao primeiro domínio cristão sobre Alcácer (1160 - 1191).
Encontrei um site (http://www.ancruzeiros.pt/anchistoria-comb-1180.html 'A.N.C. - Batalhas e Combates') que refere que aquando da batalha do Cabo Espichel em 1180, Alcácer estava em poder dos muçulmanos, passo a citar: "O que nos parece mais provável é que na sequência desta acção a frota muçulmana se tenha recolhido a Alcácer do Sal, que era então a principal base naval do Árabes na costa ocidental da península Ibérica, ...".
Não haverá aqui alguma confusão? Agradecia muito que me esclarecesse.

ARC disse...

Estive a analisar por alto o texto do referido site. Os dados expostos estão correctos. A unica incorrecção é o ultimo parágrafo, quando o seu autor faz uma leitura do que se terá passado e que passo a citar (SIC): - O que nos parece mais provável é que na sequência desta acção a frota muçulmana se tenha recolhido a Alcácer do Sal, que era então a principal base naval dos Árabes na costa ocidental da península Ibérica, a fim de se refazer antes de seguir viagem para Sevilha.
ESTA AFIRMAÇÃO ESTÁ ERRADA. Em 1160, Alcácer do Sal é conquistada pela 1ª vez por D. Afonso Henriques. De 1160 a 1165, a cidade nas mãos portuguesas transforma-se numa base militar para fazer pilhagem por terra e provávelmente mar (aqui em relação ao mar, a leitura é minha).
Segundo as cronicas portuguesas, só em 1165 é que se conquistam os castelos da serra da Arrábida. Entre 1165 e 1191, todo este território, que inclui a região de Setúbal e o Baixo Sado à volta de Alcácer e que se aproxima de Beja (para sul são suposições), mas pode ter incluido Sines, é território português. Só em 1191, os Almoadas conseguem conquistar este espaço e entre 1191 e 1217, Alcácer vai servir para o que chamo de "Ghiade Maritima", contra Lisboa e costa Portuguesa. Resumindo, em 1180, Alcácer é uma cidade do Reino de Portugal.