sábado, fevereiro 07, 2009

Alcácer do Sal, Comporta e Torrão: Mais Dois centros escolares avançam até Maio

As freguesias da Comporta e do Torrão vão ter novos centros escolares. Os projectos de construção foram aprovados esta manhã, em reunião de câmara, e já receberam parecer favorável do gabinete de estatística e planeamento da educação.
O centro escolar da Comporta vai ser o primeiro a arrancar e conta com comparticipação comunitária já aprovada. O espaço vai ter quatro salas de aula do 1º ciclo, três salas de actividades de jardim-de-infância, cozinha e refeitório escolar, biblioteca, sala de informática e sala polivalente, sala de professores, atelier e recinto desportivo.
O projecto apresentado prevê ainda a possibilidade de ampliar o espaço de forma a no futuro receber o actual 2º ciclo. A intervenção representa um investimento de cerca de 1.3 milhões de euros e vai beneficiar todas as crianças da freguesia da Comporta.
Já no caso do Torrão, a empreitada ascende aproximadamente a 2.6 milhões de euros, que para já serão suportados inteiramente pelo orçamento camarário. O centro escolar vai ser dotado de cinco salas de aula do 1º ciclo, três salas de actividades de jardim-de-infância, cozinha e refeitório escolar, biblioteca, sala de informática, salas polivalentes e sala de professores.
Do projecto faz também parte a construção de um recinto desportivo coberto com capacidade para funcionar como equipamento de apoio ao centro escolar e, simultaneamente, como equipamento integrante da oferta desportiva e social da vila do Torrão.
Ambos os centros, que ficarão preparados para alargamento e 2º ciclo, deverão avançar no terreno até Abril/Maio e, por outro lado, em breve o executivo deverá aprovar o projecto de do Centro Escolar do Morgadinho, este na cidade de Alcácer do Sal.
"Este é um esforço considerável para as finanças de uma câmara com a dimensão da de Alcácer do Sal, mas é não há nada de mais reprodutor do que investir nas crianças e na sua formação. É isso que nos orgulhamos de fazer", referiu Pedro Paredes, presidente do município, durante a reunião de câmara. O autarca recordou que o parque escolar do concelho apresentava diversas situações de degradação e desadequação às necessidades e que as obras de manutenção empreendidas, bem como os novos projectos e a pressão junto do ministério para a construção de uma nova Escola Secundária - que deverá avançar até Junho - vão contribuir para que a rede escolar fique ao nível das melhores do país.

Texto do Distrito on-Line (Setúbal): http://www.distritonline.pt/seccoes.php?nid=2881

Sem comentários: