sexta-feira, fevereiro 13, 2009

1º Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do Sal



O 1º Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do Sal, decorre ao longo de três dias – 22, 23 e 24 de Maio – e abrange as diferentes temáticas e fases cronológico-culturais, desde a Pré-história à Época Moderna e Contemporânea.
Promovido pela câmara municipal de Alcácer do Sal, juntamente com o gabinete de arqueologia local e a biblioteca municipal, este encontro pretende ser um fórum de debate e actualização da investigação efectuada nesta região e um tributo a João Carlos Faria, antigo vereador da autarquia, grande apaixonado pela arqueologia e amante e defensor da cultura do concelho de Alcácer do Sal.
Cada dia do encontro é dedicado a uma época, sendo que em cada uma delas a conferência de abertura é proferida por um orador convidado.
Assim, no primeiro dia, dedicado à Pré-história e à Proto-história, a oradora convidada é Ana Arruda, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Já no segundo dia, será abordada a época romana com um painel sobre Monumentos Funerários, Religião, Morte e Epigrafia, e outro dedicado ao Território, Urbanismo, Comércio e Mundo Rural. As conferências de abertura serão da responsabilidade de José d’Encarnação, da Universidade de Coimbra, e de Carlos Fabião, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, respectivamente.
O dia de encerramento do encontro, também com dois painéis, é dedicado à Idade Media, Moderna e Contemporânea.
Helena Catarino, do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra é responsável pela conferência de abertura do painel sobre a presença Islâmica e Cristã no Horizonte Medieval, enquanto que Maria Teresa Pereira, investigadora, fará a abertura do painel sobre a Época Moderna e Contemporânea.
A cada conferência de abertura segue-se um período em que serão feitas as comunicações sobre a temática em causa, bem como um espaço de debate. Do programa fazem ainda parte visitas a “tesouros” locais como a Vila do Torrão, a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal e a Vila Romana de Santa Catarina de Sítimos.
Estão também previstas animações históricas durante os dias do encontro.
Detentora de uma personalidade cultural e de uma matriz geográfica específica, Alcácer do Sal pretende com este encontro divulgar e relançar o concelho no meio arqueológico que encontra aqui um vasto espólio e património, como a Feitoria Fenícia de Abul, o Fórum Romano de Alcácer do Sal, o Monte da Tumba e a Villa Romana de Santa Carina de Sítimos.
Os interessados em apresentar comunicações no encontro devem inscrever-se até dia 20 de Março, remetendo para a Câmara Municipal de Alcácer do Sal o respectivo resumo e ficha de inscrição. Para os restantes as inscrições continuam abertas até ao final de Abril.

Programa e Ficha de Inscrição

Mais informações:
Câmara Municipal de Alcácer do Sal
265610040 (ext. 333)
encontro.alcacerdosal@gmail.com
Link:

Sem comentários: