terça-feira, março 18, 2008

Salacia: Uma Hipotese sobre o Espaço Urbano









Trata-se de um esboço em 3D que inseri no Google Earth, para uso particular (não se encontra disponível em versão partilhada).

Para se compreender a malha urbana em contextos ulteriores, é necessário começar a desenhar e dar forma aos edifícios. A escala natural não ajuda, por isso temos que exagerar.
A localização do teatro é unicamente uma hipotese de trabalho, com base nos elementos identificados no espaço envolvente e cartografia do século passado. Em relação ao forum, o que interessa é o volume do complexo monumental. A reconstituição ainda é prematura, tendo em conta a escassa área escavada.

2 comentários:

Anónimo disse...

econtrei este mapa com uma melhor definição já que as imagens atrás estão um pouco distorcidas, não é em 3D mas é o que se pode arranjar:

http://www.amla.pt/img/aglomerado_alcacer.jpg

ARC disse...

Caro anónimo
Já conhecia o "mapa", mas agradeço a indicação.
Este mapa existe (e todo o País nessa qualidade de resolução) em versão 3 D (não tão acentuado como no Google) no programa da concorrencia (o VIRTUAL EARTH),concorrente do Google earth.
O problema é que eu ainda não consegui retirar com boa qualidade as imagens em 3 D, mas consigo numa versão que lhe tira bastante qualidade. Vou anexar em seguida o link porque vale a pena.Quem mora em Faro, Setúbal, Lisboa ou Porto, dispensa alugar um avião para fotografia aéria. (O resultado é espectacular!) Ou seja, prefiro o Google para determinados suportes e o Virtual para outros.