quinta-feira, abril 16, 2009

Acção de Sensibilização - Povoado do Monte da Tumba, no Torrão.



Inserida no Mês da Cultura, a acção de sensibilização “Todos ao Monte da Tumba” vai limpar uma das estações arqueológicas mais antigas do concelho, e que é da responsabilidade do IGESPAR.

Situado na freguesia do Torrão, este vestígio arqueológico da Idade do Cobre foi identificado em 1982, quando se construiu uma vivenda no cimo do Monte da Tumba. As escavações deixaram aparecer os restos do povoado ocupado durante o Neolítico final, Calcolítico e Horizonte Campaniforme (2500 – 2000 a.C.).
Povoado raro para este período no Baixo Alentejo, e ainda mais raro por oferecer boas sucessões estratigráficas e estruturas bem conservadas, o Monte da Tumba está situado em zona rural, num outeiro isolado e numa elevação em esporão, e está delimitado de forma natural pela existência de acentuadas encostas abruptas e pela confluência de dois cursos de água.
A mancha calcária em que está localizado permitiu a conservação de alguns elementos. As investigações permitiram identificar mais de 2 m de estratigrafias, nas quais foi possível definir diversas estruturas defensivas a par de uma muralha central, também ela de carácter defensivo, pontuadas por bastiões semicirculares e torres circulares. O espaço oferece ainda informações imprescindíveis para o conhecimento, quer do meio económico-social, quer do meio natural, fauna, flora, carvões.
Para esta campanha de limpeza a autarquia providencia transporte, material de limpeza, comida para um pic-nic e um kit com uma lembrança e um lanche para todos os participantes.
Aberta a todos, os interessados em participar nesta acção podem inscrever-se nas juntas de freguesia do concelho e no gabinete de cultura e eventos da autarquia até dia 4 de Maio.

Sem comentários: