quarta-feira, setembro 03, 2008

As Musallas (Sari´a) de al-Qasr/Alcácer e de Turrus/Torrão





O trabalho vai ser publicado na revista Neptuno nº 14, entretanto encontra-se disponível em:
http://alcacer-islamica.blogspot.com/search/label/Musalla

Uma versão mais desenvolvida será posta no site do Município em breve.

5 comentários:

Anónimo disse...

Li com muito interesse este artigo, e fui assaltada por algumas dúvidas:
A Igreja de Santa Maria do Castelo foi uma mesquita? Mas é um edifício de estilo românico tardio,
atípico no alentejo, muito diferente de, por exemplo, a igreja (antiga mesquita) de Beja, fazendo mais lembrar as igrejas do centro do país.
Já li artigos que referiam que onde hoje é o Santuário do Senhor dos Mártires, foi outrora uma necrópole no período romano. Não teria havido aí uma continuidade do espaço sagrado, adaptando-se às novas crenças, fossem elas pagãs, islãmicas ou cristãs?
Ficaria muito grata que me esclarecesse estas dúvidas.

Anónimo disse...

Mais uma vez...
Peço que me perdoe, quando eu referi Beja, queria dizer Mértola.

ARC disse...

No meu ponto de vista, um dos grandes problemas no estudo da presença islâmica em Portugal, tem a ver com vários factores:
- Escassez de produção Historiográfica
- Insidire-se unicamente no estudo arqueológico da peça cerâmica, descuidando-se o enquadramento social e super-estrutura cultural que lhe deu origem.
-Sermos tentados a ler o documento, seja ela a uma micro escala do objecto até ao imóvel ou território geográfico, numa perpectiva cristã de que é difícil sair e que não é defeito, porque nos permite "ver o outro" noutras perpectivas.
- Por outro lado o "Danatio memoriae", que procurou após a conquista a purificação dos espaços (na Inquisição eram as pessoas que tinham que ser "purificadas"), numa tentativa de fazer esquecer para memória futura que os muçulmanos por aqui viveram durante 5 ou 6 séculos consuante o espaço português em estudo.
Em relação à Igreja de Santa Maria do Castelo, é efectivamente uma mesquita muçulmana que segue o modelo islâmico classico.
A actual arquitectura é a reconstrução do imóvel utilizando a "gramatica decorativa cristã" da época e "limpar/purificando o espaço islâmico.
De notar a "orientação do imóvel", que tem um orientação precisa e que segue o medelo de orientação sagrada islâmica. Por fim, consegui descobrir o mihrab ainda visível actualmente e que se encontra voltado para Meca, mas sobre esta questão, falarei noutros trabalhos.

Anónimo disse...

Fico muito agradecida por me ter respondido.

Mais uma vez me vai desculpar, mas tenho que lhe fazer esta observação:
Nesse caso, quase todas as igrejas a sul do tejo e não só, são mesquitas reconstruidas. Na minha opinião, seria estranho que Alcácer fosse uma excepção.

Para finalizar, gostaria muito que me dissesse onde posso eu encontrar, seja na web ou não, uma maqueta do castelo almóada de Alcácer. Será que existe uma no museu da cidade?

Muito obrigada.

ARC disse...

De momento ainda não existe nenhuma maqueta da cidade de Alcácer em contexto Almoada. A versão mais complecta disponível encontra-se no anexo ao artigo das musallas. A documentação infelismente encontra-se bastante fragmentada.