quarta-feira, agosto 05, 2009

Descoberto enterramento na Escola Secundária


Descoberto enterramento na Escola Secundária:

Os trabalhos preparatórios para a construção da nova Escola Secundária de Alcácer do Sal voltam a reforçar a importância histórica da cidade ao longo de muitos séculos. Nas sondagens arqueológicas obrigatórias, e que continuam a decorrer, foi recentemente encontrado um enterramento do período romano tardio, provavelmente do século II, algo inédito, até agora, no concelho.

“Não só é o primeiro enterramento desta época em Alcácer do Sal [os que encontraram até agora eram por cremação] como ganha valor pelo espólio associado”, referiu Vanessa Mata, arqueóloga que com Raquel Santos partilha a responsabilidade pelas escavações, a cargo da empresa Parque Escolar.

Trata-se de um esqueleto inteiro, pensa-se que pertencente a uma mulher jovem e de famílias abastadas, pois consigo foi enterrado um anel e uma lucerna, dois potes em cerâmica com oferendas e uma moeda, destinada a pagar ao barqueiro a passagem para uma outra vida.

Os vestígios vão agora ser datados e estudados, mas o achado não vai, no entanto, atrasar as obras, que decorrem em simultâneo com as escavações arqueológicas.

http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Actualidade/Noticias/Paginas/DescobertoenterramentonaEscolaSecund%C3%A1ria.aspx

3 comentários:

Salaciano SPQR disse...

Ainda bem que finalmente e que À alguem que coloque a descoberto coisas novas em Alcácer é pena ser uma empresa de fora porque a secção de arqueologia em Alcácer ou dá uma enorme volta ou então nem sei se estaremos cá para ver os achados importantes que irão aparecer em Alcácer porque esses achados estão cá, esta cidade é uma "mina", mas á muito malandro por cá com pena minha e infelizmente...

marisol ferreira disse...

Caro Salaciano

Julgo que desconhece o trabalho que tem vindo a ser efectuado pelo gabinete de arqueologia da autarquia. Assim vejamos Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, Igreja de S. Pedro (Museu Pedro Nunes), escavações de emergência nos fornos da Parvoíce, sondagens na rua do Rato, acompanhamentos nas ruas de Alcácer do Sal - saneamento básico, escavações de diagnóstico na vila do Torrão - Novo Centro Escolar- acompanhamento em áreas classificadas - construções de novas edificações´, organixzação de várias exposições actividades culturais entre as quais o 1º encontro de arqueologia e história de Alcácer do Sal, fiscalização das várias escavações que estão a ser efectuadas no concelho entre as quais a da escola secundária, e muito mais para não nos alargarmos. Aconselhava-o a participar nalgumas escavações que estão a ser efectuadas por este gabinete e conhecer um pouco o que é o trabalho de um arqueólogo que trabalha numa autarquia.
Apareça

Marisol Ferreira (arqueóloga da CMAS)

ARC disse...

Este é o trabalho de campo como muito bem referiu a minha estimada colega Marisol. A isto deve-se juntar os trabalhos de investigação sobre História de Alcácer do Sal que se encontram disponíveis no site do municipio de Alcácer. Corresponde a um total de 5 volumes da colecção "Elementos para a História do Municipio de Alcacer do Sal" e outros trabalhos avulso sobre temas alcacerenses.
De realçar a renovação historiográfica que está a ser efectuada para localidades do municipio como a vila do Torrão que durante muito tempo não foram objecto de estudo da sua História local pós romana.