quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Fotos de Mário Perna. Carnaval, Alcácer 2008, com a presença especial do Asterix, Obelix, de Nodys, Bruxas, Villa Romana de S. Catarina, etc...







































3 comentários:

Anónimo disse...

Reparei esta semana que estão a proceder trabalhos de cariz arqueológico num terreno junto à residência de estudantes de Alcácer, perto da Escola Secundária. Pergunto que tipo de acção é essa? Se só se trata de um acompanhamento nos trabalhos, ou é algum novo sitio arqueológico.

Antonio Rafael Carvalho disse...

Caro anónimo
Trata-se de uma escavação arqueológica de emergência, numa acção preventiva de minimização patrimonial, dentro das orientações determinadas pelo IGESPAR, porque no local irão ser construidas duas vivendas por um privado.Este local que está a ser intervencionado, é a continuação da Necropole Romana da Azinhaga do senhor dos Mártires. O sitio arqueológico foi identificado em 1876, por Simões de Castro. Segundo ele num texto publicado no século XIX " Appareceram tambem na necropole de Alcacer (...) lampadas, algumas das quaes com os nomes dos fabricantes (...). Acharam-se mais algumas moedas de cobre desde o principio do Imperio até aos Antoninos (...) De vidro, alguns vasos d´aquelles que denominaram lacrymatorios, etc. Foi objecto de escavação arqueológica (Lar de Estudantes), em 1979 e 1980, pelo Arqueólogo António Cavaleiro Paixão.Segundo os dados actualmente conhecidos, estamos perante uma necropole romana Alto Imperial, dos séculos I a II d. C. Hoje foi o primeiro dia de escavação, por isso, ainda é prematuro dizer mais alguma coisa neste momento.

Antonio Rafael Carvalho disse...

Caro anónimo
Importa referir que a escavação arqueológica é da responsabilidade do Gabinete de Arqueologia do Municipio de Alcácer. Os trabalhos de campo estão a ser pagos pela Familia Bicha, numa parceria e que desde já agradecemos publicamente. Os trabalhos de campo estão a ser coordenados pelos Arqueólogos António Rafael Carvalho e Nathalie Antunes-Ferreira que tambem é Antropologa, como é exigido pela tutela quando a escavação inside num espaço funerário.