domingo, outubro 01, 2006

A Cisterna Romana de Salacia Vrbs Imperatoria: A cerimónia evocativa II parte

É visível o grande interesse manifestado pela assistencia presente.


O senhor Fernando Gomes a falar dos trabalhos arqueológicos que dirigiu no local em 1983

A senhora Vereadora a ler perante os presentes, o texto que foi acompanhar a caixa, que contem simbolicamente a primeira pedra. Segundo a Dr ª Isabel Vicente, trata-se de uma cerimónia romana para garantir a boa sorte das divindades protectoras do lugar e que em termos de simbologia foi recuperada em memória do Dr. João Faria, grande entusiasta do passado romano da sua querida Salacia Vrbs Imperatoria, que nas longas conversas que tinhamos, frizava sempre o seu explendor Alto Imperial e da sua penalização por se ter metido na guerra civil romana, no final da Fase Republicana. A caixa para além do texto que foi tornado publico e que se destina a ser testemunha da cerimónia para memória futura, contem uma replica de uma galinha, uma moeda de 1 euro e uma taça de cerâmica.


2 comentários:

ARC disse...

Caros visitantes dos meus blogs.
Este espaço espaço digital foi criado para divulgar e valorizar de uma forma construtiva a nossa terra e concelho. Nós somos herdeiros de um património notável ainda pouco estudado que ficou refem de posturas anteriores. Queremos nesta mudança, trabalhar, divulgar e acarinhar o que é nosso. Só conhecendo e tomando como nosso este património o podemos estudar e divulgar de uma forma especial e isso pode fazer a diferença e insentivar as pessoas a virem até cá. Não se esqueçam que a oferta cultural em Portugal começa felismente a ser muita, mas os produtos originais e cativantes são escassos e é necessário um trabalho de equipa que passa por todos nós.Temos que marcar a diferença em termos de oferta cultural. Comentários como os que foram excluidos, que falam mal de pessoas ou instituições dão uma imagem negativa que não tem espaço nestes blogs. Se tiverem dúvidas sobre história ou arqueologia de Alcácer ou desta região serão bem vindos e terão resposta, caso contrário só resta fazer delete.

ARC disse...

Caro anonimo
Como eu já tinha referido, este espaço é para falar de património e arqueologia, mas como não tenho meio de lhe comunicar tenho que utilizar este espaço. Como sabe, existem espaços proprios para debater as ideias politicas, mas nunca neste blog. Não concordo consigo no que diz e pode crer que está complectamente enganado. Você tem a sua maneira de ver as coisas e eu tenho as minhas e não tenho problema nenhum em assumir as minhas opções, porque são as mais correctas para Alcácer. Posso ser " novo em Alcácer", mas colaborava com o Dr. João Faria desde a década de 80 do século passado, o que em 25 anos deu para ver muita coisa.
Fico por aqui.
Fique bem