sábado, julho 01, 2006

A escavação de Santa Catarina têm sido impressionante porque....

Se os trabalhos arqueológicos em curso na villa romana de Santa Catarina têm na opinião de vários alcacerenses, revelado um manancial de dados muito importante, inconturnáveis para o estudo da presença romana em Alcácer e revelado fortes indicios de que estaremos perante uma das ocupações romanas mais significativas do nosso concelho, com fortes "potencialidades" para se criar uma "mini conimbriga", essa realidade só têm sido possível porque foram reunidas um conjunto de vontades e instituições que importa referir e agradecer publicamente:
- Este trabalho não seria possível sem o apoio e constante estimulo dado pelo actual executivo camarário alcacerense, que vêm do tempo do Vereador João Faria e que foi mantido.
- Importa realçar e valorizar a importante ligação de colaboração entre o Serviço de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer e a Junta de Freguesia de Santiago.
- Estão de parabens a fantástica equipa de trabalho de campo composta por senhores de Santa Catarina, Barrozinha e Alcácer.
- Uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos jovens voluntários de Alcácer e Comporta, que dentro dos possíveis têm feito um esforço enorme para aparecerem e colaborarem conosco nos trabalhos em curso. Sem a sua presença o trabalho seria diferente....
Estamos a aguardar a presença de mais voluntários para o mês de Julho.
Por ultimo uma conclusão obvia - Os achados têm sido importantes porque os arquitectos romanos que idealizaram esta villa e a foram edificando e recuperando ao longo de pelo menos 5 séculos, eram arquitectos muito bons para a época, que se apoiaram em trabalhadores competentes e os seus proprietários estariam ao corrente das normas usuais da época que eram veiculadas pelos maiores especialistas romanos, como Marcial, Catón, Plinio, Vitruvio entre outros.
Por exemplo Vitruvio (VI, 6, 5) escreveu - Si quod delicatius in villis faciundum fuerit, ex symmetriis quae in urbanis supra scripta sunt constituta, ita struantur, uti sine impeditione rusticae utilitatis aedificentur: (numa tradução livre - Se (o proprietário) quizer fazer algo mais elegante nas suas villae, deve seguir as normas da simetria que são usadas nas edificações da cidade, se bem que deve construir sem dificultar as necessidades da (actividade) agricultura. (a simetria parece existir em Santa Catarina...)
Por exemplo Catón escreveu (VI, 1) - Villam urbanam pro copia aedificato. In bono praedio si bene posiueris, ruri si recte habitaueris, libentius et saepius venies, fundus melior erit: (numa tradução livre ) - A villa urbana (a parte onde vive o proprietário e a sua familia) deve ser edificada de acordo com a fortuna (com sentido de sorte, associado a bom gosto, sensiblidade e poesia). Se a exploração agricula próspera dispõe de boas construções, com boa implantação (arquitectónica) e se (as pessoas) vivem com gosto no campo, cuidando com estima e cuidado (tudo em sua volta), o fundus (propriedade) ganhará em qualidade.

Sem comentários: