quinta-feira, junho 11, 2009

Exposição sobre Marchas de Ontem em Alcácer do Sal

Câmara Municipal de Alcácer do Sal: "Organizada pelo Gabinete da Juventude, a exposição junta fotografias das marchas do Bairro dos Açougues, Bairro do Forno da Cal, Cabo de São Pedro, Cabo da Vila, Ribeira Velha e Rua Direita, entre 1984 e 1997.
Esta iniciativa abre um mês dedicado às marchas populares, que procura dar a conhecer esta tradição e manter vivo um património único que tem juntado várias gerações, que irá culminar com as marchas infantis e juvenis em Alcácer do Sal (dias 23 e 29) e no Torrão (dia 20 e 27)."

3 comentários:

Anónimo disse...

lá corria o tempo, onde as pessoas passavam noites a fio a preparar a sua marcha, para que nas vésperas de santo António fosse marcar o passo em plena praça de touros. um espectáculo onde o bairrismo estava à flor da pele, misturado com a cor que as marchas impunham. até nos pormenores o bairrismo se fazia sentir, nem uma linha nem um pedaço de tecido era deitado fora, para que os adversários não soubessem o que iria ser apresentado. Alcácer deve-se orgulhar pelas suas Marchas. Valeria a pena colocar apenas uma amostra das imagens aqui no blog.

ARC disse...

Não é fácil arranjar essa informação, por isso não prometo nada.

ARC disse...

Pode visitar a exposição que se encontra na entrada do edifício da Câmara Municipal. Vale sempre a pena.