segunda-feira, março 16, 2009

Aspectos do Taghr de Qasr al-Fath entre 1191, até pouco depois de 1196...



Quando se estuda uma medina islâmica tão complexa como Alcácer, que tambem se comporta como base naval para a "yhiade maritima" em contexto Almoada, é fundamental entender as funções que foram atribuidas ao seu território, ao longo dos séculos, décadas, anos ou se possível, até à escala de meses.
Para nascente, este território delimitava com as áreas de influência de Évora e Beja na região do Torrão-Alvito.
Para poente, a solidão do oceano, o branco agreste da serra da Arrábida e a pressão militar Portuguesa sediada em Lisboa após 1147. desde essa data e até 1217, a fronteira será sempre móvel, ao sabor das alianças, pactos, tréguas e espionagem.
É pois natural que a presença Tardo Islâmica para sobreviver, se torne invisível ao longo das falésias, escolhendo as suas atalaias em locais estratégicos, assim como em, lapas e grutas.
É este fragmento do Mediterranico banhado pelo Atlântico, que justifica a sua inclusão na área de influência de Alcácer e que a afasta de Lisboa. Mesmo nos dias de hoje, os pescadores locais queixam-se das dificuldades em atravassarem o Cabo Espichel.
O "Mar Alcacerense Islâmico" não se resumia só ao estuário do Sado, mas tinha uma outra faceta mais ampla, que se chamava, Baia do Âmbar=actual Baia de Setúbal. Esquecer isto, contribui para não entendermos a História de Alcácer.
Ao encontro desta leitura (que para nós poderá parecer estranha), temos a fundação da base militar de Alcácer em contexto Califal/século X e o relato de cruzados que afirmam no século XII, que após dobrarem o cabo Espichel, ficava o porto de Alcácer. (o resto da costa até Silves era quase paisagem...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Já que fala em Setúbal (irmã "gémea" de Alcácer), gostaria de saber se também resistiu às investidas cristãs até 1217, e qual era o seu papel em contexto almoada: Se era uma simples aldeia muçulmana de pescadores ou se já era uma praça-forte pertencente à linha defensiva de Alcácer?

ARC disse...

Os tempos são de guerra e de pagamento de impostos. Setúbal em contexto almoada entre 1191 e 1195/6 encontrava-se despovoada! As guarnições de "voluntários muçulmanos" estavam acantonados no castelo de Palmela. Na exposição patente na igreja de Santiago do castelo de Palmela, pode ver peças de cerâmica desse periodo.
Setúbal teve ocupação islâmica mas sempre em fases de paz. Em tempos instáveis de conflito, a população refugiavam-se em Palmela e na Arrábida.

Anónimo disse...

Em 1217, aquando da conquista de Alcácer, os cruzados também atacaram Setúbal, ou esta já se encontrava novamente despovoada?

ARC disse...

Em 1217 não se atacou Setúbal porque era território cristão dependente de Palmela. pelo menos desde 1196/7!