sexta-feira, dezembro 12, 2008

Mais uma vez, José Hermano Saraiva esteve em Alcácer em Filmagens

José Hermano Saraiva esteve esta quinta-feira dia 11 de Dezembro, em Alcácer do Sal para filmar um programa da série “A alma e a gente”, que teve como palcos, a Cripta Arqueológica e a Pousada do Castelo de Alcácer do Sal, a capela Renascentista das Onze Mil Virgens, o Santuário do Senhor dos Mártires e outros monumentos e zonas de interesse da cidade.
O programa passa no canal 2 da RTP, no dia 11 de Janeiro, pelas 19h30, sendo repetido diversas vezes nessa mesma semana.
Contava encontrar o Dr. João Carlos Faria no decurso das filmagens como era habitual.
Ficou chocado em saber do seu desaparecimento, por isso é provável que ele seja recordado neste novo documentário sobre Alcácer.

Fonte:

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.

Fala-se aí no blog de uma musalla em Alcácer. De que período é? Almorávida?

ARC disse...

Olá.
A resposta a essa questão encontra-se no meu outro blog Sahil de Al-Qasr: -http://alcacer-islamica.blogspot.com/2008/09/as-musallas-saria-de-al-qasralccer-e-de.html.
Em sintese, o que podemos afirmar é o seguinte:
- Alcácer teve desde o início da presença islâmico (século VIII) uma musala, em local exterior ao recinto amuralhado, em local indeterminado (neste momento)
- Não sabemos em que altura a musalla terá passado para o Santuário do Senhor dos Mártires, mas admitimos que seria aí que ela existia em contexto Almoada (1191-1217). Deste modo se entende a imediata apropriação do espaço sagrado após a conquista definitiva de Alcácer em 1217, que recebe um orago Mariano, a existência de uma Lenda registada nas Cantigas de Santa Maria de Afonso X de Castela ainda no século XIII.
- Num outro trabalho, defendemos que a transformação do actual Santuário do Senhor dos Mártires em Ribat (apoio/complemento da musalla) terá acontecido em contexto pós-califal, devido à crise social, económica que se instala no al-Andalus após a abolição oficial do Califado em 1030. Os espaços sagrados islâmicos são por vezes alvos de ataques por fações de muçulmanos e em face da insegurança os ribats abandonam o espaço rural distante, para se aproximarem das áreas urbanas.
Avançamos como hipotese que a musalla instalada no Senhor dos Martires tenha tido início no século XI, durante as Primeiras Taifas.