segunda-feira, maio 26, 2008

O Periodo Mais Interessante de Alcácer: Breve comentário.

O território governado por Alcácer em contexto Almorávida, na primeira metade do século XII

Que poderemos nós concluir dos resultados do inquérito on-line sobre o Período mais interessante de Alcácer?

Tendo em conta que tenho quase 100 visitantes (diferentes entre si), que costumam regularmente visitar este blog por semana, o numero de votantes neste questionário (partindo do presuposto que 1 voto corresponde a 1 pessoa/computador), está a quê do que seria previsível.
Que conclusões poderemos obter?
Que a votação motivou escasso interesse.
Como não sou sociólogo, (e como os votantes são todos anónimos), todas as variáveis que teria que usar para uma análise dessa naturesa, ficam em aberto.
Em suma, os dados valem por si.
Vou usar estes elementos como indicadores da tendência actual, que determinou o seguinte panorama:
- A Idade do Ferro, Romano e o Muçulmano atraíram as preferências, ficando curiosamente empatados entre si. A larga distância ficou o Medieval cristão e em último, o Período Moderno.
Todas as épocas foram interessantes e determinantes em Alcácer, basta analisar em diferentes ângulos:
- Durante a Idade do Ferro, é visível a presença e cultura Fenícia, que vai marcar a nossa cidade. Em contexto Púnico, a cidade servirá a máquina de guerra Cartaginesa contra Roma. Após a 2 Guerra Púnica, Alcácer assume a sua autonomia política e económica, expressa nas moedas que cunha e no alfabeto em que expressa o seu quotidiano e “corpo jurídico”.
Em contexto romano, o seu espaço rural povoa-se de villae, casais agrícolas. A documentação arqueológica é rica, variada, mas em termos documentais/epigráficos é escassa, quase ausente, o que dificulta efectuar uma resenha histórica.
Durante a Antiguidade Tardia e Final do Domínio Visigótico, o silêncio é quase total.
O panorama melhora em contexto Islâmico, após a consolidação do poder dos Banu Danis em Alcácer, em finais do século IX. Contudo, se temos as crónicas dos autores muçulmanos, a documentação arqueológica continua a ser pouco expressiva fora do Castelo de Alcácer.
Após a conquista cristã, Alcácer confunde-se com a História da Ordem de Santiago
Pela minha parte, todas as fases históricas de Alcácer, foram importantes e são interessantes, contudo tenho investigado mais o Período Islâmico, pelo interesse que me desperta e do muito, que ainda falta responder.

Sem comentários: