quinta-feira, setembro 21, 2006

Programa da Semana de Turismo em Alcácer do Sal







5 comentários:

Crescer disse...

Não tendo muito a haver com o post, mas poderia-me "tirar" ma duvida?

Pq também se chama ás ruínas de mirobriga Salatia?

ARC disse...

Desconheço essa referencia em relação a Mirobriga. de facto na Hispania existem duas urbes/cidades com esse nome. Uma em Santiago do Cacem e outra acho eu que fica junto de Talavera, em território da Lusitânia. Salacia como nome de cidade só é conhecido para Alcácer do Sal. Contudo as outras referencias conhecidas de salacia tem a ver com a deusa com esse nome que segundo alguns autores pertencia ao grupo de ninfas que seguiam Venus. Existe a referencia da existencia de um templo dedicado a Venus-Salacia na cidade de Roma construido em contexto Alto Imperial. Outros investigadores, seguindo a corrente mais usual, referem que Sacia era a esposa do deus Neptuno. Se existe uma referencia a Salacia em Mirobriga (que eu desconheço), terá a ver com um hipotético culto???/Privado???... a essa deusa, mas são meras seposições dado que desconheço o enquadramento dessa referencia.
Os unicos dados conhecidos com testemunho epigráfico dizem respeito ao culto da Deusa Venus em Mirobriga, que seguindo alguns autores seria resultado de uma adaptação do culto a uma deusa do panteão Punico que seria vigente nessa cidade antes da conquista romana.

Crescer disse...

A minha dúvida é criada devido a esta informação:

"Santiago do Cacém situa-se a cerca de 1 km para Oeste das ruínas da denominada Miróbriga, de origem pré-romana.

Esta estação arqueológica exibe anualmente a milhares de turistas nacionais e estrangeiros, construções e marcas várias de presença humana: originariamente povoado pré-celta, aglomerado urbano celta, foi romanizado até ao período post-imperial, mais exactamente desde o século I da Era de César até ao século V da Era de Cristo.

Estudada arqueologicamente desde 1808, foi um importante centro económico, social, religioso, cultural e desportivo (...).

Autores como Mário Saa, consideraram-na a Salatia Imperatoria; outros, a partir de D. Fernando de Almeida, como Mirobriga Celtici, denominação que se tem imposto na sua divulgação turística e como referência científica.

Salatia Imperatoria ou Mirobriga Celtici, as ruínas ao lado de Santiago do Cacém, mostram antigos templos romanos e pré-romanos num planalto onde todo um Fórum se desenha claramente; um desenvolvimento habitacional e comercial ocupa toda a colina voltada a Este, e a zona Sul; no vale, umas imponentes termas ou balneários; e a cerca de 1 km o único hipódromo romano conhecido em Portugal." in cm-santiago-do-cacem.pt

Julgo que no seu comentário faz diferença entre Salatia e Salacia. São diferentes?

Obrigado.

ARC disse...

Sobre a questão que me coloca o que eu posso eclarecer é o seguinte:
- Mário Saa tem uma obra interessante, outros ou a grande maioria dos arqueólogos dão pouco crédito à sua investigação.No caso que refer, e cujo enquadramento desconheço, em que esse autor identifica Salatia Imperatoria em Santiago do Cacem, é claramente um engano de identificação. Está provado que a urbe de Salacia Imperatoria corresponde à actual Alcácer do Sal. Contudo a questão que levanta é interessante e vem de encontro a algumas questões ainda não totalmente esclarecidas em relação a Santiago do Cacem.
Segundo José Carlos Quaresma, que tem dedicado recentemente alguns estudos sobre este local, este investigador afirma que " A identificação com o nome Mirobriga não é tida como certa. Plíneo-o-velho assinala a existencia de uma Merobriga, na área costeira entre o Tejo e o Algarve, bem como vários oppidia stipendiaria, entre os quais se incluía os Mirobrigenses qui Celtici Cognominantur (Filomena Barata, 1997, p. 17, referido em Quaresma, Terra sigillata num centro de consumo:Chãos Salgados, Santiago do Cacem (Mirobriga?) 2003,p. 13-14. De referir a existencia de uma inscrição funerária, onde consta um Mirobriguense Celticus. Tambem foi encontrada parte de um texto numa epigrafe que foi interpretada por José d´Encarnação como M(unicipii) F(lavii) M(IROBRIG(ensis). Obra citada p. 13.
Aceito a existencia de um municipio romano com o nome de Mirobriga em Santiago do Cacem.
Em relação à questão que me coloca entre Salatia e Salacia, o termo correcto é Salacia.De referir que podem existem palavras que podem ter grafias diferentes, mas como não sou linguista não faço mais comentários a esta questão. No presente caso, o termo Salacia, tenho seguido a terminalogia seguida por vários investigadores como por exemplo, os Drs. João Carlos Faria e José de Encarnação.Para reforçar esta ultima leitura, cito como exemplo a existencia na cidade de Roma em contexto republicano de um templo de culto a Venus Salacia.
Obrigado

Crescer disse...

Muito obrigado pelos esclarecimentos.