domingo, maio 14, 2006

À descoberta da gastronomia de Santa Catarina de Sítimos

A aldeia de Santa Catarina de Sítimos, cuja ocupação humana mais recuada até ao momento identificada parece ser a villa romana em escavação, fica situada a 10 km da cidade de Alcácer do Sal.
Segundo a tradição, terá sido aqui que acamparam as tropas muçulmanas de apoio a Alcácer quando esta foi cercada pelos cruzados e portugueses em 1217, mas até ao momento ainda nada foi encontrado . Sabemos contudo que data de 1245/8 a primeira referencia á igreja de Santa Catarina, o que prova uma presença portuguesa neste local pouco depois da conquista definitiva de Alcácer.
Para lá chegar basta seguir a estrada nacional em direcção a Montemor o Novo até ao cruzamento que vai para as Alcáçovas/Évora.
Actualmente a aldeia consiste num aglomerado populacional pequeno e de agradável volumetria de construção, onde o tempo parece correr devagar.
O local da vila romana fica situado numa vasta área que divide a aldeia em duas.
A ribeira de Sítimos corre na vasta várzea que neste momento está a ser inundada pelas águas da barragem do Pego do Altar, para se dar início ao cultivo de arroz. Até alguns meses atrás esses terrenos da várzea estavam ocupados por grandes manadas de gado bovino.
Vale a pena vir até cá e saborear as especialidades gastronómicas nos cafés da terra, que são os seguintes:
- O Café Panoias, o Café da Ana, o Snak Bar de Sítimos e o Café/Taberna típica do Sr. Joaquim Manuel Luís (Macarrinho), com boa pinga, tinto ou branco, directamente da cepa para o copo.
Para poderem almoçar ou jantar é necessário fazer marcação.
Depois deixo os respectivos contactos e bom proveito se por aqui passarem e pararem.

Sem comentários: