quarta-feira, abril 26, 2006

Campo Arqueológico de Santa Catarina

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer informa que no mês de Maio do presente ano e durante três meses, vão decorrer trabalhos de escavação arqueológica na aldeia de Santa Catarina de Sítimos, num local onde existiu uma villa romana.
Os referidos trabalhos, autorizados pelo Instituto Português de Arqueologia, incidem num vasto terreno que pertence actualmente à autarquia e que divide a aldeia em duas metades.
A ocupação romana foi identificada em 1977 pelo arqueólogo João Carlos Faria, quando se procedia a trabalhos de alargamento de uma rua nessa localidade. Mais tarde foi identificada a necrópole rústica.
Em 1986 foi objecto de escavação arqueológica, que serviu para delimitar parte da ocupação romana, porque a área estava em risco de destruição caso o Plano de Pormenor de Urbanização fosse implementado sem escavações arqueológicas.

2 comentários:

zmsantos disse...

Sou apaixonado pela cultura árabe.
Oe testemunhos em Alcácer do Sal são belíssimos. Gostaria de saber onde poderei ler sobre o período do domínio Almoada em Alcácer.

O blog é bastante interessante e virado para os especialistas da arqueologia.

Obrigado

ARC disse...

Caro zmsantos, já foram publicados alguns trabalhos sobre a fase almoada em Alcácer. Uns de teor cientifico, mais para especialistas e outros foram escritos numa linguagem mais ligeira.
Para o grande publico, existem alguns trabalhos referentes ao periodo almoada que podem ser consultados no site da Associação de Defesa do Património de Alcácer do Sal, na página referente ao Neptuno on line. A morada digital é - adpa.no.sapo.pt e email - adpa@sapo.pt
Em relação aos outros trabalhos mais para os investigadores, pode efectuar pedido de envio de fotocópias através do email museu@m-alcacerdosal.pt